área: 270 m²
equipe: alziro carvalho neto, felipe rio branco,
amanda silveira e júlia carreiro
obra: gávea
fotos: rafael salim
O Edifício Bristol, projetado por Lúcio Costa na década de 1940 e concluído em 1950. Parte integrante do Conjunto Residencial do Parque Guinle, o Bristol é uma referência essencial na definição da identidade marcante desse conjunto, que se destaca pela proposta inovadora à época de integração com o entorno natural e pela qualidade espacial dos seus apartamentos.
O projeto de reforma teve como objetivo principal valorizar a estrutura original do edifício, resgatando a liberdade estrutural idealizada por Lúcio Costa e pelo movimento moderno brasileiro, em especial o carioca. Nesse sentido, optamos por tornar visíveis os pilares que estavam encobertos ou ocultos, seja no interior de cômodos, marcenarias ou por trás de paredes.
Além disso, buscamos atualizar as áreas molhadas do apartamento, promovendo uma maior integração entre a cozinha e a sala de estar, mas sempre respeitando os princípios do projeto original.
O resultado final não é apenas uma atualização funcional do apartamento, mas também um resgate dos valores arquitetônicos que tornaram o Bristol um marco na história da nossa arquitetura moderna.